O que é Bitcoin?

O que é Bitcoin?
Segundo seu próprio site:
“O Bitcoin usa tecnologia peer-to-peer para operar sem nenhuma autoridade central ou bancos; o gerenciamento de transações e a emissão de bitcoins são realizadas coletivamente pela rede.

Bitcoin é de código aberto; seu design é público, ninguém é dono nem controla o Bitcoin e todos podem participar. Através de muitas de suas propriedades exclusivas, o Bitcoin permite usos interessantes que não poderiam ser cobertos por nenhum sistema de pagamento anterior.”

As transações são verificadas pelos nós da rede por meio de criptografia e registradas em um livro público distribuído chamado blockchain. O Bitcoin foi inventado em 2008 por uma pessoa ou grupo desconhecido de pessoas usando o nome Satoshi Nakamoto e iniciado em 2009 quando seu código-fonte foi lançado como software de código aberto.

Bitcoins são criados como recompensa por um processo conhecido de mineração. Eles podem ser trocados por outras moedas, produtos e serviços.

Atualmente, existem quase 32 milhões de carteiras de Bitcoin, de acordo com dados compilados pela Statista.

Características do Bitcoin

Descentralizado

Um dos principais objetivos de Satoshi Nakamoto ao criar Bitcoin era a independência da rede de quaisquer autoridades governamentais.

O Bitcoin foi projetado para que todas as pessoas, empresas e todas as máquinas envolvidas na mineração e verificação de transações se tornem parte de uma vasta rede.

Anônimo

Atualmente, os bancos sabem praticamente tudo sobre seus clientes: histórico de crédito, endereços, números de telefone, hábitos de gastos e assim por diante.

Tudo é muito diferente com o Bitcoin, pois a carteira não precisa estar vinculada a nenhuma informação de identificação pessoal.

Transparente

Cada transação e todas as informações sobre ela estão sempre disponíveis para todos no blockchain, que podem ser verificadas e usadas em tempo real.

O protocolo BTC é criptografado, portanto, nenhum ser humano ou organização pode controlá-lo ou manipulá-lo.

A rede é descentralizada, para que ninguém nunca a controle totalmente. É por isso que o Bitcoin sempre será neutro, transparente e previsível.

Rápido

A rede Bitcoin processa pagamentos quase instantaneamente, normalmente leva apenas alguns minutos para alguém do outro lado do mundo receber o dinheiro, enquanto as transferências bancárias normais podem levar vários dias.

Pontos positivos do Bitcoin

Liberdade

O BTC foi projetado com a liberdade em mente. Mais importante, liberdade das autoridades governamentais que controlam as transações, impõem taxas e são responsáveis pelo dinheiro das pessoas.

Quando se trata de comprar coisas, a criptomoeda se tornou tão legítima quanto qualquer outra moeda nos últimos anos.

Alta portabilidade

Uma das características distintas do dinheiro é a portabilidade, o que significa que deve ser fácil de transportar e usar.

Como o Bitcoin é totalmente digital, praticamente qualquer quantia de dinheiro pode ser transportada em um flash drive ou mesmo armazenada online.

Escolha sua própria comissão

Outra vantagem indiscutível do Bitcoin é a possibilidade de escolher o valor da taxa de transação ou optar por não pagar.

A taxa de transação é recebida pelo minerador, após a geração de um novo bloco com um hash bem-sucedido.

Normalmente, o remetente paga a taxa total, enquanto a dedução dessa taxa do destinatário pode ser considerada um pagamento incompleto.

As taxas de transação são completamente voluntárias e servem como incentivo para os mineradores garantirem que a transação específica seja incluída no novo bloco que está sendo gerado.

Assim, o mercado de criptomoedas pede que os usuários escolham entre o custo e o tempo de espera. Uma taxa de transação mais alta significaria um processamento mais rápido, enquanto usuários sem restrições de tempo podem economizar dinheiro.

Segurança e Controle

Usuários de Bitcoin são capazes de controlar suas transações; ninguém pode sacar dinheiro da sua conta sem que você saiba e concorde com isso, como às vezes acontece com outras formas de pagamento.

Os usuários do BTC também podem proteger seu dinheiro com cópias de backup e criptografia. Além disso, suas identidades e informações pessoais são sempre protegidas, pois nenhuma delas precisa ser divulgada para efetuar um pagamento.

Não pode ser falsificado

Uma das formas mais populares de falsificação no mundo digital é usar o mesmo dinheiro duas vezes, tornando ambas as transações fraudulentas.

Para combater isso, o Bitcoin, assim como a maioria das outras criptomoedas, usa a tecnologia blockchain, bem como os vários mecanismos de consenso embutidos em todos os algoritmos do BTC.

Pontos negativos do Bitcoin

Questões legais

O status legal do Bitcoin varia drasticamente de país para país. Em alguns países, o uso e o comércio de BTC são incentivados, enquanto em outros são proibidos.

Houve muita preocupação em relação ao apelo do Bitcoin aos criminosos, algumas agências de notícias chegaram a afirmar que sua popularidade se baseia inteiramente na capacidade de gastá-lo em mercadorias ilegais.

Nível de reconhecimento

O Bitcoin é reconhecido e é perfeitamente legal em muitos países, no entanto, alguns dos governos do mundo ainda não têm regulamentos sobre o BTC, enquanto outros o proibiram completamente.

A maioria das empresas, não importa quão grandes ou pequenas, ainda são completamente alheias a isso. É quase impossível abandonar todas as outras moedas e começar a usar exclusivamente o BTC por enquanto.

Chaves perdidas

Uma chave é uma senha alfanumérica exclusiva necessária para acessar uma carteira Bitcoin.

Perder essa chave significa essencialmente perder sua carteira. No entanto, a maioria das carteiras atuais possui mecanismos de backup e restauração, mas obviamente o usuário precisa configurá-las antes de poder usá-las.

Volatilidade

O preço do Bitcoin teve seus altos e baixos, passando por vários ciclos de disparada e queda.

Ao longo de sua história, o BTC conquistou novos patamares, apenas para apresentar uma queda maciça logo depois.

Seu valor é imprevisível, muda rapida e drasticamente, o que pode causar danos financeiros significativos a um investidor imprudente.


Futuro incerto

O futuro do Bitcoin é bastante incerto. Atualmente, governos e bancos não conseguem controlar o BTC, sendo quase desregulado.

No entanto, quanto maior e mais popular, mais governos do mundo tentarão controlá-lo. Um Bitcoin regulamentado e governado seria um tipo de moeda completamente diferente.